Simular
FAQ. O que é CET?

CET é abreviação de Custo Efetivo Total, que como o próprio nome sugere, é a soma total dos custos de uma operação financeira, que inclui taxas, encargos e despesas.

Para que serve?

Sempre ao contratar um crédito, é preciso que fique claro tudo o que irá pagar e é no CET que essas informações vão estar presentes de maneira pontual e detalhada, para que haja transparência com quem está efetuando a contratação, além de possibilitar que você possa comparar todos os valores e taxas disponibilizados para contração entre uma financeira e outra, para que possa escolher a opção que mais lhe interesse.

Cada instituição financeira está livre para disponibilizar as condições que julgar adequada para empréstimo de valores, desde que isso seja devidamente informado no contrato de adesão do crédito. Existem algumas instituições que usam disso de maneira abusiva e com o CET é possível identificar isso ao comparar os custos entre uma financeira e outra.

Fique atento, algumas instituições disponibilizam crédito com taxas de juros menores, porém acaba sendo menos vantajoso por ter outras despesas, que são facultativas à cada instituição e que acabam gerando um valor total maior.

Quais as tarifas que compõem o CET? 📊

São diversas as tarifas que podem compor o valor final de uma liberação de crédito e estas ficam a critério da instituição que irá disponibilizá-lo. A seguir você pode acompanhar quais as taxas que podem ser inclusas ao solicitar um empréstimo.

Juros

É a taxa mais conhecida por todos, ela é a tarifa mais comum que incide sobre operações financeiras.

IOF

Essa é outra taxa bem conhecida por todos, ela é obrigatória e significa Imposto sobre Operações Financeiras. É uma tarifa obrigatória para toda e qualquer operação financeira que seja realizada em território brasileiro.

Análise de Crédito

Pouco divulgada mas muito utilizada, as instituições financeira incluem a cobrança pela análise muitas vezes até sem o cliente repare.

Tarifa cadastral

Toda financeira antes de disponibilizar crédito ao cidadão, faz uma análise de perfil do possível futuro cliente, através de consultas cadastrais junto aos órgãos de crédito e essa tarifa é para cobrir os custos dessas pesquisas e o processamento das operações financeiras.

Taxa de Administração

Tarifas administrativas servem para cobrir todas as despesas que incluem simulação, análise de crédito, cadastro e formulação de contrato.

Seguros

Algumas instituições incluem essa tarifa a fim de cobrir situações inesperadas como: falecimento, desemprego, doenças graves, etc.

Agora você pode ficar atento para não ser lesado por nenhuma instituição e pagar além do necessário. Aqui no Emprestimoney trabalhamos com as menos taxas do mercado com as maiores e mais respeitadas instituições financeiras e sem tarifas “escondidas” ou desnecessárias.

Onde encontrar e calcular o CET?

Em toda solicitação de crédito, é obrigatório a geração de um contrato e é dentro desse documento que você pode consultar todas as tarifas que compõem o seu contrato de crédito. O CET deverá estar listado junto as demais informações contratuais, mas no geral é gerado como um anexo a proposta de contratação.

E para saber como o cálculo é efetuado é necessário entender como funciona a cobrança das taxas, você consegue verificar no contrato o percentual do CET, ele é anual e por ele você consegue fazer uma comparação entre as instituições ao simular a contratação.

Ialê Rodrigues
Fazer Comentário
Sem comentários, seja o primeiro a publicar!