Simular
F.A.Q. Como consultar meu extrato de consignações INSS?

Através do extrato de consignações é possível verificar quais contratos de empréstimo o aposentado ou pensionista tem ativo em seu benefício, além de conseguir verificar se o benefício está com margem disponível para novas solicitações de empréstimo.

Por meio do extrato é possível ter acesso a todas as informações sobre empréstimos que existam no nome do beneficiário.

A seguir aprenda como consultar o extrato de maneira prática e encontrar todas as informações que deseja sobre o benefício e suas consignações.

O que é o extrato de consignações do INSS?

O extrato de empréstimo consignado era conhecido pelo termo HISCON (Histórico de Consignações de Empréstimos). Nele constam detalhadamente todas as informações de transações financeiras em andamento ou concluídas de um beneficiário.

Com ele é possível consultar a instituição financeira, o valor contratado, a quantidade de parcelas e o prazo de todos os contratos de empréstimo ativos, além da margem consignável, se disponível.

Como consultar um contrato de crédito consignado do INSS?


A consulta aos contratos de consignações é importante tanto para quem já solicitou empréstimo, quanto para quem ainda não aderiu a nenhum crédito.

Isso porque, é possível obter todas informações sobre os valores descontados em seu benefício, sendo capaz de identificar quando algum contrato é feito sem o consentimento do beneficiário.

A consulta está disponível para todos os beneficiários do INSS e serve para acompanhamento das movimentações financeiras realizadas no benefício.

Para que serve?

O extrato de consignações é imprescindível para quem deseja consultar seu contratos de crédito consignado do INSS.

A consulta também permite verificar se é possível realizar uma nova operação de crédito a partir do seu benefício além de conseguir se programar financeiramente para os descontos de suas parcelas de empréstimo.

Aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar o crédito, desde que tenham margem para isso, a consulta é feita através do extrato.

Com o extrato os beneficiários do INSS também conseguem verificar a possibilidade de efetuar o refinanciamento ou a portabilidade de seu consignados.

A portabilidade é a migração de um empréstimo de um banco para outro, com opção de melhores condições, além de possibilitar receber um troco pelo valor já pago.

O refinanciamento, você permanece com a dívida na mesma instituição financeira mas começa a pagar o contrato como se fosse do início e pegar uma parte do valor já pago, novamente.

| Veja mais: O que é CET?

Além de super importante e útil para quem deseja acompanhar todos os descontos feitos no benefício, permite que o beneficiário possa constatar possíveis fraudes, caso haja alguma solicitação de crédito que o mesmo desconheça.

A consulta ao extrato é super rápida e muito fácil de fazer, podendo ser feita de forma totalmente online, através do canal do governo Meu INSS.

Meu INSS

O que é Meu INSS?

O Meu INSS é uma plataforma gratuita, que foi desenvolvida pela Previdência Social para facilitar e trazer mais segurança para a vida dos segurados, além de oferecer acesso a serviços digitais.

Ela permite acesso a mais de noventa tipos de serviços digitais, sendo alguns opções, como, solicitação de aposentadoria, consulta a benefícios ativos, acesso a extrato de pagamento, dentre outras solicitações.

O acesso ao Meu INSS pode ser feito via aplicativo ou acessando ao site.

Como acessar?


Para ter acesso aos dados e serviços disponibilizados pela plataforma é necessário ter cadastro no gov.br ou se cadastrar diretamente pelo site ou app Meu INSS. Para o cadastro, será solicitado informar alguns dados pessoais e responder algumas perguntas relacionadas a sua jornada previdenciária.

Acesse ao site e clique em “Entrar com gov.br”, insira seu CPF e clique em “Continuar”, caso já possua cadastro é só inserir a senha e entrar.

Caso não tenha cadastro, insira seu CPF, siga ao passo a passo e responda às perguntas requeridas e crie uma senha.

Como consultar o extrato de pagamento?


Beneficiários do INSS conseguem consultar o extrato de pagamento indo a uma agência, através do site ou aplicativo. Veja a seguir o passo a passo de cada uma das maneiras de consulta.

Site do Meu INSS

  1. Acesse ao portal Meu INSS e faça o cadastro ou login;
  2. Passe o mouse sobre a aba “Serviços”;
  3. Surgirão algumas opções, clique em “Extratos/Certidões/Declarações” e selecione a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”;
  4. Na tela seguinte abrirá o calendário, digite o período desejado;
  5. Os pagamentos recebidos no período escolhido será exibido.

Caso queira imprimir ou salvar o extrato é só clicar em “Baixar PDF”.

Aplicativo Meu INSS


O aplicativo está disponível nas versões para Android e IOS, após efetuar o download na loja de aplicativos, basta seguir os passos abaixo:

  1. Efetue login com sua senha do gov.br;
  2. Acesse ao menu principal localizado no canto superior esquerdo e representado por três linhas horizontais;
  3. Dentre as opções que serão apresentadas, selecione a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”;
  4. Clique no calendário e selecione o período desejado;
  5. Em seguida, será exibido o extrato com os pagamentos recebidos no período indicado.


Para salvá-lo na memória do celular, basta clicar em “Baixar PDF”.


Por que consultar o extrato de consignações?


Existem diversas vantagens na plataforma Meu INSS e um dos serviços mais utilizados é a consulta ao extrato de consignações, através dele você tem acesso a informações muito importantes, alguns deles são os seguintes:

  • Consulta se há margem consignável disponível;
  • Consultar parcelas de empréstimo ativas;
  • Verificar se o benefício está bloqueado;
  • Consultar quantas parcelas já foram pagas do seu consignado;
  • Verificar se tem disponibilidade de contratar algum crédito consignado.


Agora que você já sabe como consultar seu extrato e quais as informações e vantagens que tem para consulta, pode acessá-lo sempre que necessário.


Como acessar o extrato de consignações?


Com o cadastro no Meu INSS criado, efetue o login através do site ou aplicativo. Na tela inicial selecione a opção “Extrato de Empréstimo” e todos os créditos finalizados e ativos serão listados.

É possível clicar em cada um deles, se desejar o detalhamento de todas as informações do seu consignado.

Caso deseje salvar, basta selecionar a opção “Baixar PDF”.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe- a aqui embaixo que te ajudaremos!

Ialê Rodrigues
Fazer Comentário
Sem comentários, seja o primeiro a publicar!