Com o aumento significativo da classe média, muito mais pessoas estão cada vez mais sendo atendidas pelo que chamamos de correspondentes bancários, ou seja, grosso modo falando, empresas pequenas, que oferecem os mesmos serviços que uma agência bancária tradicional, oferecendo para aqueles que não possuem fácil acesso aos bancos, muitas vezes essas empresas é uma saída.
De um modo geral, essas empresas agem onde os bancos maiores, não querem ou não podem estar para oferecer um serviço a um determinado tipo de público.
É evidente a ‘’briga’’ entre bancos e correspondentes, tendo vista que para a maioria dos bancos, o papel da correspondente serve para auxiliar e não de tornar um concorrente, algo que é fato nos dias de hoje.
O que é importante ressaltar, é que tais empresas, desde o seu surgimento, fizeram que os bancos tradicionais tivessem um impacto muito grande, não só falando em valores como também a diminuição de presença física em suas agências, fazendo assim a demanda diminuir significativamente.
De qualquer maneira, ambos podem atender as expectativas e as necessidades de seus possíveis clientes.