Simular
Saque-Aniversário: veja quantas parcelas estão disponíveis para antecipação.

Disponível desde 2020, o Saque-Aniversário tem sido aderido por trabalhadores que possuem contas ativas e inativas, para retirada de valores anualmente, no mês de aniversário. Junto da nova modalidade de saque do FGTS uma nova linha de crédito foi criada, que é a antecipação desses saques anuais, onde você adiantar o recebimento desses valores que seriam disponibilizados apenas nos anos subsequentes.

Hoje, essa modalidade de empréstimo já está disponível por diversas instituições financeiras, tendo cada uma sua própria política e quantidade de parcelas a antecipar, podendo chegar a até 12 parcelas com taxas bem atrativas. Confira detalhadamente abaixo como funciona a antecipação do FGTS.

O que é Saque-Aniversário?

Embora todo saldo disponível na conta do FGTS seja do trabalhador, somente em casos específicos esse dinheiro pode ser retirado da conta, como por exemplo, para a aquisição de imóvel próprio, aposentadoria, demissão sem justa causa. Como alternativa, foi criada uma lei disponibilizando ao trabalhador a opção de sacar parte dos recursos da conta do FGTS, no mês do seu aniversário, uma vez ao ano, sendo intitulada Saque-Aniversário.

Para quem deseja aderir a modalidade, precisar solicitar a adesão até o último dia do mês de seu aniversário se quiser receber os valores do ano vigente, caso a alteração tenha sido feita após a data do seu aniversário a solicitação só será acatada no ano seguinte.

Exemplo:

Robson: nascido em 3 de abril, solicitou em 29 de abril de 2021, receberá uma parcela ainda em 2021;

Joana: nascida em 2 de fevereiro, solicitou em 1 de março de 2021, receberá somente em 2022.

Antecipação do Saque-Aniversário

Criado como uma alternativa ao Saque-Rescisão, o Saque-Aniversário também trouxe outra possibilidade, uma nova modalidade de crédito, que por ter o FGTS como garantia, possui segurança contra inadimplência, viabilizando as instituições financeiras liberarem o crédito com juros bem menores que outras modalidades de crédito pessoal. O valor do saldo do FGTS ficará bloqueado e será descontado anualmente, no mês de aniversário do trabalhador.

Vantagens

Quem desejar optar pelo Saque-Aniversário, tem a possibilidade de contratação de uma modalidade de crédito que além de taxas bem pequenas, tem acesso a um processo de contratação nada burocrático e sem consulta a órgão de crédito como SCPC e Serasa, também não precisa se preocupar com o comprometimento de sua renda, pois as parcelas são descontadas diretamente da conta do solicitante.

As taxas de juros são bem atrativas, girando em torno de 1,99% a.m. (hoje, menores que as taxas de consignado, que estão em 2,14%), bem abaixo das taxas de crédito pessoal disponíveis atualmente.

A contratação é muito prática e segura, sem a autorização do trabalhador, nenhuma instituição financeira tem acesso as informações das contas do FGTS, resguardando também o trabalhador. A contratação pode ser feita remotamente e sem a necessidade de comparecimento em uma agência bancária, permite ao trabalhador pesquisar qual instituição financeira possui as melhores condições, de acordo com seu perfil.

Quantas parcelas podem ser antecipadas?

Cada financeira possui seus critérios de crédito, portanto valores e quantidade de parcelas a ser antecipada, podem variar, cabendo ao solicitante escolher qual se adequa a sua preferência.

O número de parcelas a antecipar varia de 3 a 12 anos. No Banco Daycoval, é permitido antecipar até 7 anos, já no Banco Pan você consegue antecipar um pouco mais, 10 anos. Para quem deseja antecipar 12 anos, a opção está disponível com a financeira Facta. Se deseja efetuar a contratação, entre em contato com nosso especialistas agora mesmo, crédito em conta em até 24 horas. Quero saber mais.

Ialê Rodrigues
Fazer Comentário
Sem comentários, seja o primeiro a publicar!